8.1.10

Virada intensa para o Fora do Eixo Sudeste

O início de 2010 começou a todo vapor para a regional sudeste do Fora do Eixo. Entre os dias 30/12 e 03/01, os coletivos Goma, Massa Coletiva, Retomada, Megalozebu, Pegada, Cubo e Semifusa se reuniram em Uberlândia,(MG) em um processo de imersão para planejar ações anuais, compartilhar experiências, trocar tecnologias e claro, comemorar juntos o Reveillón na casa do Goma.

Aproveitando a presença de vários agentes do Fora do Eixo Minas, os coletivos mineiros realizaram o planejamento e discutiram a sustentabilidade para o decorrer de 2010, trabalhando em quatro frentes: a agência, que discutiu as rotas de escoamento; o núcleo de comunicação, que trabalhou no planejamento da comunicação para todo o calendário de circulação; o núcleo de distribuição, que desenvolveu o seu planejamento também tendo este planejamento regional de circulação como referêncial; o setor de sustentabilidade, que deu sequência a sistematização destes processos. incluindo o projeto do Circuito Fora do Eixo Minas, recém aprovado e a importância de Minas na atuação dentro do próprio Circuito Fora do Eixo.

A aprovação de uma grande quantidade de projetos na lei estadual e o desenvolvimento do planejamento da gestão desse recurso possibilitou o surgimento de uma tecnologia com enorme potencial para servir de modelo para a criação de sistemas financeiros centrais com fundos estaduais, regionais e nacionais.

Além do saldo produtivo de trabalho, o encontro da regional sudeste resultou no fortalecimento da rede com a aproximação dos agentes dos pontos FDE, através do balanço das ações de cada coletivo e das trocas de experiências positivas e dificuldades que cada um passou durante 2009.

Foram dias de trabalho intenso e, consequentemente, de muitos resultados. Essa imersão logo no início do ano possibilitou ainda que os coletivos presentes trabalhassem em seus próprios planejamentos anuais, sistematizando as ações em âmbito local e linkado à todos os elos do planejamento, que culminando em um processo sistêmico e orgânico.

Todos os coletivos, que aqui estavam, voltam para suas cidades com muitas demandas e extremamente motivados para trabalhar bastante no ano que inicia.

Texto: Loris Bastos (Coletivo Retomada) e Michelle Parron (Coletivo Megalozebu)
Fotos: Hick Duarte
(Goma) e Leo Freitas (Coletivo Megalozebu)

Veja essa matéria no portal Fora do Eixo

Nenhum comentário: