13.8.09

Logosofia como agente transformador das relações humanas

Desperta curiosidade pelo nome que parece familiar, mas poucos a conseguem definir. A Logosofia é a ciência na qual o ser humano estuda com a finalidade de buscar o autoconhecimento.

Criada em 1930 pelo argentino Carlos Bernardo González Pecotche, a Logosofia tem pouco tempo de existência, se comparada às outras ciências. O que talvez explique porque grande parte das pessoas não compreende o assunto.

De acordo com o diretor a Fundação Logosófica de Uberaba, Ronaldo de Freitas Lima, a Logosofia proporciona uma vida melhor às pessoas. Através do estudo, os alunos de Logosofia aprendem a compreender o ambiente em que vivem as emoções, as relações humanas, enfim, o mundo que os cerca, aprendendo a lidar com as próprias emoções.

Apesar de ter traços parecidos com a Psicologia, por ter como objeto de estudo o ser humano, Ronaldo afirma que as duas se distinguem: “o psicólogo estuda o outro ser humano, já na Logosofia cada pessoa estuda a si próprio”.

Em Uberaba, a Fundação Logosófica atua desde 1972 e hoje são cerca de 80 alunos estudando Logosofia. Apropriada para todas as idades, a Fundação proporciona atividades até para os filhos dos estudantes, que aprendem conceitos sobre Deus, vida, universo, família, comportamento e relacionamento interpessoal.

“Seria interessante que os jovens também estudassem Logosofia. Não há nos colégios uma matéria que ensine o aluno a olhar para o seu interno, entender seus sentimentos, ser mais amigo, a ter uma conduta melhor, se defender das agressões do meio em que vive, do pensamento da droga, da bebida. Na Logosofia, a gente aprende a cultivar os bons pensamentos.”; acrescenta o diretor da Fundação Logosófica.

Para tornar realidade nas escolas o ensino da Logosofia surgiram os Colégios Logosóficos. Ronaldo explica que “é um colégio normal, como qualquer outro, mas a pedagogia aplicada é um pouco diferenciada, porque acrescenta algo que não se ensina nos colégios tradicionais, como a convivência entre os estudantes, entre professor e aluno, a instituição do respeito entre aluno e professor, a maneira afetuosa do tratamento. Então, desenvolve o lado humano do aluno, para que ele possa ter equilíbrio, fortalecendo os laços de família, amizade, amor, respeito, serenidade e desenvolvendo as virtudes, além do aspecto prático de desenvolver sua profissão.”

Ronaldo é um exemplo de como a Logosofia pode dar mais qualidade de vida ao praticante da ciência. Há 17 anos estudando, ele mudou completamente sua forma de pensar e de se relacionar com as pessoas. “Hoje eu vejo cada obstáculo na minha vida como um aprendizado ou uma oportunidade de aprender algo mais. E isso me deixa numa confiança muito grande”; completa.


Texto: Michelle Parron
Foto: Michelle Parron

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